_blog.jpg)
Nesta semana, o campeão de votos em 2008 trocou de legenda para buscar uma vaga no Senado Federal. Gabriel Chalita deixou o PSDB, partido pelo qual militou por mais de 20 anos, para se filiar ao PSB. Oficialmente, o escritor, professor universitário e ex-secretário de Estado da Educação – durante o governo Geraldo Alckmin – nega motivação eleitoral na mudança de ares. Diz que estava isolado no ninho tucano e que faltava espaço para suas ideias no setor da Educação. “Mudo de legenda em busca de espaço adequado, que não encontro na atual, para lutar pelas propostas em que acredito”, disse, em nota que anunciou sua saída o PSDB.
Na verdade, o reclamado isolamento se dava mais por causa da proximidade com o ex-governador do que qualquer coisa. E esse relacionamento próximo a Alckmin seria o empecilho para que Chalita conseguisse legenda para concorrer ao Senado. Agora, o vereador mais votado em 2008 vai mudar de palanque: deve apoiar a candidata de Lula à sucessão presidencial.
Assim como Chalita, outros dezesseis colegas, pelo menos, deverão concorrer a voos mais altos em 2010. Muitos deles não tentarão pela primeira vez. Há sete mandatos (quase 28 anos) na Câmara, Jooji Hato (PMDB), por exemplo, já concorreu quatro vezes a deputado federal e uma a senador. Todas sem sucesso. Historicamente os vereadores disputam cadeiras de deputado estadual. Na prática, não entram para ganhar, mas para engrossar o corpo-a-corpo para as campanhas majoritárias de seus partidos.
Ainda com a maior bancada no legislativo – mesmo com a saída de Chalita –, o PSDB deve ter seis vereadores em campanha no ano que vem: Adolfo Quintas, Carlos Bezerra Jr., Dalton Silvano, Mara Gabrilli, Ricardo Teixeira e Souza Santos.
Entre os vereadores estreantes – há menos de um ano no cargo – já há quem pense em deixar o Palácio Anchieta. É o caso do verde José Luiz Penna, que diz querer fortalecer o partido em Brasília. O cantor e apresentador Netinho de Paula (PC do B) nunca escondeu que sonha assumir uma vaga no Senado.
No PT – com bancada de 11 vereadores –, devem sair candidatos o líder do partido, João Antônio, além de Chico Macena e Francisco Chagas. O petebista Paulo Frange é mais um que deve ir às ruas em 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário