quinta-feira, 12 de novembro de 2009

CCJ aprova PEC do diploma de jornalismo

Foi aprovada ontem na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal a proposta de emenda constitucional que reinstitui a obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício da profissão.
O texto, agora, será analisado por uma comissão a ser formada e, depois, ainda precisa ser aprovada em dois turnos no plenário da Casa antes de ir ao Senado.
A exigência do diploma foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal em junho, quando oito ministros entenderam que ela contrariava o princípio da liberdade de expressão.
A PEC do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) insere a exigência no artigo da Constituição relativo à liberdade de informação jornalística.

O que aconteceu com o Verdão?

Antes de qualquer coisa, um esclarecimento: o Palmeiras ainda pode ser campeão brasileiro nas últimas três rodadas.
O time nunca foi, durante a competição, um exemplo de bom time. Não encantou os amantes do bom futebol, nem protagonizou goleadas empolgantes. Muito longe disso. Mas o Palmeiras, há oito rodadas atrás, tinha "cara" de campeão.

Explica-se: seus jogadores haviam incorporado o estilo Muricy Ramalho de vencer - jogando feio, tomando pressão do adversário e vencendo por diferença de um gol. Foi exatamente assim que o agora comandante verde levou o São Paulo ao tricampeonato brasileiro.

Mas, inexplicavelmente, o time do Parque Antartica desceu a ladeira assustadoramente, o que deixou o título (que serviria para aplacar a ânsia de uma torcida que não comemora um título de expressão há 10 anos) mais distante.

Dos últimos 24 pontos disputados, o Palmeiras levou apenas 6, um aproveitamento de 25% justamente na hora da decisão.

Quem comemora é o Tricolor que, pelo segundo ano seguido, vê seus concorrentes perderem o fôlego na hora da chegada. Tá pintando o tetra/hepta??